quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Prosa e poesia no futebol.

 Como na literatura, o futebol tem poetas e prosadores. Os dois visam a beleza e o resultado, mas os primeiros privilegiam a beleza, e os segundos, o resultado. Os maiores poetas do futebol foram Garrincha, Cruiff, Romário, Ronaldinho e Maradona;  os maiores prosadores, Fridenreich,  Pelé, Ronaldo Fenômeno, Cristiano Ronaldo e Messi. Claro que todos são prosadores e poetas, apenas aponto aqui o que prevalece em cada um.

Psicologia e/ou religião

 Talvez a Psicologia devesse criar uma atividade coletiva geradora de saúde mental e emocional que pudesse ser uma opção para a ida a cultos. Certamente a ciência tem instrumentos para criar atividades de massa que protegeriam as pessoas de explorações de líderes religiosos criminosos, ao mesmo tempo que ofereciam processos de cura.

Social e individual

 Eu acredito no diálogo entre esquerda e direita (fora autoritários e fascistas). Porque esquerda é a priorização do social, e direita é a priorização do individual. 

Mas nós somos ao mesmo tempo sociais e individuais, o que justifica o diálogo. 

Priorização do social equilibra o Brasil, pois já temos bastante espaço para o indivíduo. É por tudo isso que Lula é importante.