quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Gastronomia e redação



Se você estiver querendo melhorar sua redação para vestibular, assista ao MasterChef. Porque há uma forte analogia entre os dois trabalhos. O concorrente recebe a instrução sobre o que vai cozinhar (proposta) e vai para a escolha de ingredientes e da concepção de seu prato (trabalho de garimpagem na coletânea e em repertório próprio, tanto dos elementos para os argumentos quanto para a definição da tese a ser defendida). Em seguida começa a cozinhar. Inicialmente prepara os ingredientes (o difícil trabalho de transformar as informações selecionadas em argumentos - informatividade) e começa propriamente a cozinhar, a produzir os sabores (construção dos parágrafos no sentido de conterem  afirmações ; explicações ; citações de autoridades, obras, pesquisas; figuras de linguagem; exemplos; etc) sempre voltados para a concepção escolhida para o prato. Então ele  é montado (verificação da progressão, das ligações entre os parágrafos, da composição introdução/ desenvolvimento) e por fim vem o toque final (a conclusão: retomada do texto não repetitiva, com uma dimensão reflexiva atrelada ao texto e sentido de fecho.

Pronto, pode servir! 
Com muito sabor e saber.