*Oração é frase com verbo.
*Ordem direta da oração é a sequência sujeito-verbo-objeto (s-v-o)
e complementos.
Para saber qual é o sujeito, pergunte antes do verbo “O quê?“
ou “Quem?”.
Ex.: O médico operou
o paciente. Quem operou? O médico (sujeito).
Para saber qual é o objeto direto, pergunte depois do verbo
“O quê?” ou “Quem?”.
Ex.: Operou
quem? O paciente (objeto direto).
Para objeto indireto, a pergunta depois do verbo contém uma
preposição como “de que?”, “de quem?”, “a que?”, “a quem”, etc.
Ex.: Ele ofereceu a
ela. Ofereceu a quem? A ela (objeto indireto).
*A frase acima está na ordem direta s-v-o. Se colocarmos, p. ex., o objeto no início,
teremos quebra de ordem direta, ou ordem inversa.
Ex.: O paciente, o
médico operou.
De quebra, aprendemos aqui o uso principal da vírgula: indicar que houve rompimento da
ordem direta. Ou por inversão ou por introdução de comentários, explicações
(apostos) na oração.
Ex. do segundo caso:
Ele, o melhor do time, fez o gol.
Ele fez o gol
é a oração em s-v-o. Entre o sujeito e o
verbo foi introduzida uma explicação (aposto), entre duas vírgulas. Ou seja, a vírgula acontece onde existe uma
ruptura da ordem direta da oração.
Mas a vírgula também é usada nos períodos.
Período é
um tipo de frase especial. Ela pode
conter mais de uma oração. Se acontecer
isso, chamamos de período composto.
Ex.: Eu vou lá, pois é necessário.
A primeira oração é: Eu vou lá (verbo ir).
A segunda oração é: pois é necessário (verbo ser).
Então, a vírgula é usada para indicar que uma oração acabou
e outra vai começar, isso dentro de um período.
Ou seja, indica término de uma ordem direta e começo de outra.
Mas, enfim, por que é importante sinalizar com vírgula essas
rupturas? Porque, por ex., se o leitor
já leu um sujeito e uma forma verbal, ele estará esperando ler um objeto ou
complemento em ordem direta. Porém, o
que vem depois é outra coisa (um aposto ou outra oração). Isso o confundirá e o obrigará a reler o
trecho para entender. Concorda que isso
atrapalha a leitura? Por isso aparece
uma vírgula indicando que ali há uma ruptura da ordem direta.
*A forma como o verbo representa a ação na oração recebe o
nome de voz. E são três tipos: voz ativa, voz
passiva e voz reflexiva.
Na voz ativa,
o verbo representa uma ação produzida , causada pelo sujeito.
Ex.: O médico operou o paciente.
Aqui o sujeito produziu a operação. Verbo na voz ativa, portanto.
Na voz passiva,
o verbo representa a ação que o sujeito sofre ou recebe.
Ex.: O paciente foi operado pelo médico.
O sujeito aqui é o paciente (pergunte “Quem?” antes do
verbo) e é claro que ele sofreu a ação do médico. Verbo na voz passiva, portanto.
Por fim, na voz
reflexiva (pense no espelho, que faz retornar a imagem para a pessoa
que se vê nele), o verbo representa uma ação que é praticada pelo sujeito e
sofrida/recebida pelo mesmo sujeito.
Ex.: O médico se
cortou.
O sujeito é o médico.
Ele produziu a ação e, ao mesmo tempo, sofreu essa ação. Voz reflexiva do verbo, portanto.