terça-feira, 19 de julho de 2011

Escrever rapidamente uma palavra em um papel qualquer, geralmente resolve nossa dúvida ortográfica. Por que isso dá certo?



Quando escrevemos rapidamente, sem pensar muito na palavra, deixamos de acionar a memória auditiva da mesma, utilizando somente a memória visual.  E nessa memória a palavra encontra-se escrita corretamente.  A memória auditiva é a causadora de nossas confusões ortográficas, porque a escrita do português é bastante fonêmica, ou seja, acompanha bem de perto os sons das palavras, porém, como todos sabem, alguns sons admitem várias formas escritas (o som “s” pode ser representado em português por S, SS, SC, Ç, XC), então, ao acionarmos a memória auditiva, falando mentalmente as palavras na hora de escrevê-las,  acionamos diversas possibilidades de escrita. Pronto! Surge a confusão.


Por isso, a dica é: ao sentir dúvida ortográfica, escreva rapidamente, sem “ouvir” a palavra, e assim você sentirá uma espécie de incômodo se a escrita estiver errada, ou uma sensação boa se for a versão correta.


E, claro, se a dúvida persistir, consulte um dicionário.